

Beatriz Tonglet de Vasconcelos
Iniciar o processo de tomada de consciência sobre meu corpo mudou minha vida e a continuação deste processo, que entendo como infinito, continua a transformá-la. Costumo dividir minha trajetória entre antes e depois de começar a prática de hatha yoga, aos 18 anos. Profunda e inesquecível, esta foi minha primeira experiência de conscientização corporal da forma como a concebo. Mais tarde, além de corriqueira e necessária para o meu dia-a-dia, esta prática foi ultrapassada e englobada por uma descoberta maior: o que eu vivia estava impresso e a todo momento se imprimia em meu corpo, sem que eu tivesse o menor conhecimento sobre isso e, portanto, nenhuma possibilidade de manejo. Mais ainda, nele estava expressa minha biografia, meu jeito de ser, minha identidade e, logo, uma chave de acesso a tudo isso.
Outra prática na qual me introduzi cerca de três anos depois, em 2003, foi a Massagem Tradicional da Tailândia, com o grande mestre Javier Sunder e sua Escola de Massagem Meditativa Thai, que também me ensinaram muito sobre esta temática. Atendendo pessoas e conduzindo workshops em São Paulo - SP, onde nasci, no interior do Estado e em Portugal, onde vivi por quase dois anos, pude ver os incríveis benefícios dessa arte de cura. Em 2010, busquei as formações das incríveis Marjorie Sá e Puja Punita em Massagem para Gestantes, interessada em contribuir com esse momento tão especial na vida de uma mulher e tão importante para o futuro do pequeno ser em gestação.
Com o tempo e através dos diversos trabalhos corporais que já praticava e que fui descobrindo e experimentando (educação somática, dança, contato improvisação, teatro, eutonia etc.), passei a me interessar cada vez mais pelo processo de autoconhecimento por meio da conscientização corporal.
Aos poucos me introduzi no campo das Psicologias Analítica e Corporal, estudando sobretudo as ideias de C. Jung e W. Reich até, finalmente, encontrar a Análise Bioenergética. Conhecer o trabalho de Lowen e sua aplicação clínica foi mais um grande marco em minha vida. Abriu-me tantas portas, de descobertas e conquistas pessoais e profissionais, que passei a desejar oferecer esse caminho para o máximo de pessoas possível e contribuir com aquelas que escolham segui-lo.
Assim, iniciei uma formação internacional em Análise Bioenergética em 2017, pelo Ligare - Centro de Psicoterapias Corporais e Desenvolvimento Humano, filiado ao Instituo de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP) e ao Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA). Desde então venho me aprofundando na teoria e me aperfeiçoando na prática, atendendo, estudando, participando de congressos, grupos de estudos e supervisões, e conduzindo grupos de movimento, a modalidade coletiva dessa abordagem. Em 2021, fui aprovada por duas das maiores mestras em Análise Bioenergética do país e do mundo para receber minha certificação internacional. Com muito orgulho, posso dizer que aprendi e sigo aprendendo com as/os melhores. E é com muita gratidão que desenvolvo meu trabalho e que posso ver seus resultados com as pessoas que atendo e grupos que conduzo.
Por último, mas não menos eficiente, chegou a auriculoterapia, que aprendi com a Prof. Antonieta Bonifácio, da Healing. Estudar a Medicina Tradicional Chinesa era um grande desejo muito tempo, mas eu sabia que quando colocasse meu pezinho nesse imenso oceano que é a MTC não iria querer parar até saber tudo que preciso para contribuir de fato com a qualidade de vida as pessoas que chegam até mim. E aqui estou, estudando e aprendendo muito a cada dia, especialmente com a Prof. Raquel Terra, e impressionada com o que essa técnica tão simples que é a auriculo pode gerar.