Acerca de
A auriculoterapia faz parte do complexo de técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Esta vem há aproximadamente 4 mil anos tratando o ser humano através de uma visão que considera suas dimensões física, emocional, mental e espiritual como partes de uma mesma unidade.
Auriculo vem de pavilhão auricular, que nada mais é do que nossa orelha. Nesta região, assim como em outras do corpo, encontramos pontos que representam as principais áreas do organismo, sejam elas segmentos corporais ou órgãos. A orelha é uma região bastante enervada e tais pontos se conectam às regiões cerebrais ligadas àquelas áreas principais. Assim a auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico, tratamento, analgesia e de regulação psíquico-orgânica através do pavilhão auricular.

Mapa auricular simplificado

Pressionar estes pontos, por meio de sementes e cristais ou fazer a puntura deles com agulhas, ativa estas redes, reequilibrando a função dos órgãos, relaxando ou estimulando regiões com disfunções.
Em minha prática, sigo a auriculoterapia chinesa, que compreende a saúde e a doença intrinsecamente relacionadas ao estilo de vida, a padrões mentais, emocionais e de comportamento. Utilizo essencialmente pontos de cristal e a orientação sobre hábitos alimentares e, claro, sobre os padrões citados.
Teoria Zang Fu sobre a interação entre os órgãos e víceras
Em sinergia com a psicoterapia, esta tem sido uma grande aliada em meus atendimentos, contribuindo para aliviar de forma mais rápida sintomas superficiais e, como em um plano de fundo, auxiliando no tratamento psíquico. Entre os primeiros sintomas estão:
-
dores e tensões físicas;
-
TPM;
-
bruxismo ou apertamento;
-
insônia;
-
tabagismo;
-
compulsão alimentar, entre outros.
Como representantes principais dos transtornos e sintomas psíquicos que a auriculoterapia pode ajudar a superar estão:
-
ansiedade;
-
depressão;
-
desânimo, falta de energia e apatia;
-
excesso de preocupação;
-
repressão das emoções;
-
excesso de raiva/ irritabilidade, entre outros.
Referências
FONSECA, W. P. Acupuntura Auricular Chinesa. 2ª ED. Santo André - SP: ABAO - Academia Brasileira de Artes Orientais, 2013.
NEVES, M. L. Manual prático de auriculoterapia. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2009.
